CONTATO

Câmara Municipal do Rio Grande
Gabinete 05
Telefones: (53) 3233-8517 / 3233-8538
lucompiani@yahoo.com.br
lucompiani@camarariogrande.rs.gov.br

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Curso de pães para mulheres da Torotama será ampliado


O curso de pães para as mulheres de pescadores da ilha da Torotama, que estão se mobilizando para a criação da cooperativa de fabricação de pães caseiros, que iniciou na última terça-feira (08) e finalizava hoje (09), foi ampliado. Devido ao grande interesse das mulheres pelo curso houve a necessidade de realizar mais um dia de aula. Dessa forma, na próxima segunda-feira (14), das 9h às 11h e das 13h às 18h, na sede da ONG Gente em Ação, as15 mulheres que participam da atividade estarão presentes para mais uma etapa do curso.


De acordo com o instrutor, Alexandre Barros Teixeira, a nova etapa do curso abordará a manipulação de pães, com ênfase no pão colonial. Além disso, serão passadas receitas para as mulheres e ensinada uma variedade de formatos de pães. “Elas estão realmente interessadas, demonstrando bastante vontade de aperfeiçoarem suas técnicas”, salientou o instrutor.


No primeiro dia, o curso aconteceu em uma sala de aula onde foi abordada a parte teórica que incluiu a história do pão, os tipos de fermentos e farinhas, a fermentação, as técnicas para produzir o pão, os tipos de máquinas utilizadas em uma padaria, higiene, receitas e dicas. Nesta quarta-feira, ocorreram as atividades práticas, onde as mulheres literalmente colocarão a mão na massa e produziram o tradicional pão francês.


Para a moradora da ilha da Torotama, Angela Maria Gonçalves, a atividade está sendo excelente, pois está aprendendo coisas novas. “Sempre temos o que aprender”, destacou ela. Angela ainda observou que a criação da cooperativa para a produção do Pão da Ilha, como será chamado, traz uma nova expectativa para a comunidade que não tem oportunidades de trabalho. “Vivemos exclusivamente da pesca e está área tem sofrido com a diminuição do pescado. A idéia da vereadora Luciane Compiani de formar a cooperativa e de nos oferecer cursos de qualificação está nos dando esperança de termos uma nova fonte de renda”, disse Angela.


A atividade conta com o apoio do empresário do setor de alimentos, Fabiano Zaffalon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.