Com o objetivo de fortalecer e qualificar as associações comunitárias de bairros está sendo organizado o 1º Fórum de Associações Comunitárias de Bairros do Rio Grande. O evento, idealizado pela vereadora Luciane Compiani, está previsto para ocorrer em março de 2011. A vereadora, que já vem realizando reuniões com as associações, também acabou de ter aprovado pela Câmara Municipal projeto de sua autoria que solicita ao Executivo que forneça o cartão “Mais Rio Grande” para que os presidentes de bairro andem gratuitamente de ônibus para exercerem suas funções.
A vereadora explicou que o fórum e o cartão são formas de incentivar e dar condições para que as associações trabalhem com mais eficiência, defendendo os interesses da comunidade dos bairros que representam. Outro ponto destacado por Luciane Compiani é em relação a documentação legal das associações. “Algumas associações não apresentam toda a documentação necessária e para isso estamos fazendo um levantamento das pendências e já conseguimos o apoio da procuradora Jurídica do Município, Stela Simões, que auxiliará nesse trabalho”, salientou a vereadora.
A programação do Fórum incluirá palestras e mesa redonda com a participação dos secretários municipais que debaterão com as associações os problemas dos bairros, buscando soluções para eles. Entre os palestrantes já foi convidada para participar do evento a presidente da Associação da Vila Pinto (Porto Alegre), Marli Medeiros, que conseguiu mudar a realidade de seu bairro. Marli fundou em sua comunidade o Centro de Educação Ambiental, que conta com uma estrutura para trabalhar com reciclagem, gerando emprego e renda para 47 moradores. O objetivo da palestra é mostrar que as associações poderão promover ações para gerarem emprego e renda para a comunidade.
Após o fórum a ideia é realizar cursos de qualificação para as associações promovendo troca de experiências. Além disso, será feito um levantamento para saber quais as associações não possuem sede própria para que seja requerido ao Executivo Municipal a doação de área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.