CONTATO

Câmara Municipal do Rio Grande
Gabinete 05
Telefones: (53) 3233-8517 / 3233-8538
lucompiani@yahoo.com.br
lucompiani@camarariogrande.rs.gov.br

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Materiais sobre os bichos do Mar de Dentro poderão ser utilizados nas escolas municipais

A idéia de disponibilizar para as escolas municipais materiais que abordem os bichos do Mar de Dentro foi aprovada pela Câmara Municipal nesta semana, através de indicação da vereadora Luciane Compiani (PMDB). Com a aprovação, a indicação será encaminhada ao Executivo Municipal para que determine a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) que adquira e distribua o material artesanal do projeto “Bichos do Mar de Dentro”, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

De acordo com a vereadora, a utilização do material é uma forma de levar ao conhecimento dos alunos da educação infantil e ensino fundamental um pouco mais sobre a flora e a fauna da região em que vivem de uma maneira atraente e interessante. “Podemos usar como material didático-pedagógico as miniaturas dos bichos, bem como, o livro que compõem o projeto, intitulado “Aventura no Mar de Dentro”. Com isso, estaremos contribuindo para construir uma sociedade mais consciente em relação à preservação do meio ambiente, salientou Luciane.

Entre os materiais que podem ser usados nas escolas estão jogos como Fica Um, Xadrez, Moinho e da Velha, além de quebra-cabeças, dedoche (miniatura de bichos para colocar nos dedos) e peças em madeira, biscuit ou pelúcia. Além disso, tem o livro que traz em sua concepção o fortalecimento do processo de conscientização ambiental de forma criativa e prazerosa, consolidando valores fundamentais para o futuro. Nas histórias, em que os protagonistas são crianças, há uma interação com a natureza, apresentando suas experiências e visões de mundo, sempre em busca de uma existência mais sustentável. O livro ainda conta com CD Interativo.

A coleção Bichos do Mar de Dentro apresenta uma seleção de animais silvestres que vivem na região da Costa Doce, na qual se inclui o chamado Mar de Dentro, e que se estende de Guaíba ao Chuí, constituindo o maior complexo lagunar do mundo, formado pela Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Mangueira. Grande parte desta área está sob proteção ambiental, como a estação Ecológica do Taim, com uma área de 32.038 hectares, onde vivem ou passam em grandes jornadas migratórias várias espécies de animais. O Artesanato do Mar de Dentro é um projeto desenvolvido no Sul do Estado (RS), contando com artesãos de 25 municípios, incluindo Rio Grande, e é promovido em parceria com Sebrae, Fibria, Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce e apoio de parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.