CONTATO

Câmara Municipal do Rio Grande
Gabinete 05
Telefones: (53) 3233-8517 / 3233-8538
lucompiani@yahoo.com.br
lucompiani@camarariogrande.rs.gov.br

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pão da Ilha faz sucesso na 32ª Fearg/15ª Fecis


O grupo de mulheres de pescadores da ilha da Torotama, que trabalha para formação de uma cooperativa de produção de pães caseiros, está lançando na 32ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e 15ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis) o “Pão da Ilha”. As mulheres estão expondo o produto em um estande institucional, através de parceria com a Fearg/Fecis, que está apoiando a iniciativa. O produto está tendo boa aceitação dos visitantes das feiras. A idéia da formação da cooperativa surgiu como uma alternativa de renda para as famílias que vivem da pesca e que sofrem com a escassez do pescado.

Conforme a Roselaine Gonçalves, que é uma das dez mulheres que produz os pães, estão sendo comercializados diariamente 50 pães, com preços que variam entre R$ 4 (salgado) e R$ 4,50 (Doce). “Em nosso estande estamos realizando degustação do pão e as pessoas que provam acabam comprando e algumas ainda dão sugestões para criar outros tipos de pães. Nós estamos empolgadas, tivemos até que aumentar nossa produção, pois já chegamos a ficar com o estande vazio”, salientou Roselaine. Para poder atender as vendas do Pão da Ilha nas feiras, as mulheres estão trabalhando em dois turnos.

De acordo com a vereadora Luciane Compiani (PMDB), idealizadora da idéia da cooperativa e que está acompanhando as mulheres nas feiras, até a conclusão dos trâmites burocráticos para a formação da cooperativa as mulheres trabalharão como grupo. “Já conseguimos o forno e a balança para produção de pães através da doação de um empresário que não quer se identificar. O restante do equipamento foi gentilmente disponibilizado pelo Centro Educacional Fraternidade, que está apoiando o grupo. Por enquanto as mulheres estão produzindo os pães na ONG Gente em Ação, mas a idéia é implantar uma cozinha na Ilha da Torotama”, salientou a vereadora.

Luciane ainda informou que entrou com pedido de alvará na Secretaria Municipal de Agricultura para que as mulheres participem das feiras livres. Também está em contato com a Emater para que o grupo de mulheres da Torotama possa participar da Feira do Produtor no Cassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.