Mais de 30 mulheres de pescadores da ilha da Torotama estão trabalhando para a formação da “Cooperativa Torotama” que fabricará pão caseiro. O projeto, de autoria da vereadora Luciane Compiani (PSDB), recebeu na tarde desta sexta-feira (21), a visita da consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Suse Rizzo, que falou sobre cooperativismo com as mulheres.
A formação da cooperativa surgiu de uma idéia da vereadora que sempre era recebida na ilha com um saboroso pão caseiro. Sabedora que as famílias da ilha da Torotama passam por grandes dificuldades financeiras com a escassez do pescado e que a grande maioria das mulheres do local sabem fazer pão caseiro, Luciane Compiani teve a idéia de junta-las para organizar uma cooperativa para comercializar o produto. “Queremos dar uma alternativa de renda a essas famílias, pois a pesca é sazonal. Assim garantiremos uma vida com maior qualidade para essa comunidade”, salientou a vereadora.
Dessa forma, após realizar reuniões com as mulheres, a vereadora conseguiu o apoio do Sebrae/RS que disponibilizou a consultora para falar com as mulheres a respeito do funcionamento de uma cooperativa, do espírito de cooperativismo, das exigências necessárias para a produção e comercialização de um produto, entre outros temas.
Na reunião ainda foi apresentada as mulheres o logotipo do produto que será chamado de “Pão da Ilha”. A proposta é que as mulheres utilizem a cozinha do Centro Municipal Comunitário da Hidráulica para produzir o pão. No final do encontro foi informado que serão tomadas todas as providências legais para a formação da cooperativa, bem como, foi solicitado às mulheres uma relação de documentos necessários para viabilizar o processo.
Por Bastos Assessoria de Comunicação - Fone: 53-81224143
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.